Início > 2º ano do EM > 2º ano do EM – A NOÇÃO DE CULTURA E A IDEIA DE CULTURA DE MASSA

2º ano do EM – A NOÇÃO DE CULTURA E A IDEIA DE CULTURA DE MASSA

Toda cultura é transmitia pelos seres humanos através da linguagem. A linguagem é uma capacidade de muitas espécies de animais, principalmente os animais que vivem em grupos ou colônias. Porém, a semelhança com os seres humanos termina por aí.

Vamos pensar no caso das abelhas:

“As abelhas se organizam em grupos e possuem regras e atividades para cada um. Mas as abelhas de uma mesma espécie sempre se relacionam com o mesmo meio da mesma forma. Só ocorre uma alteração no seu comportamento devido alguma alteração no meio, mas caso isso não ocorra, elas simplesmente reproduzem o seu modo de vida. Desta forma pode-se dizer que elas se adaptam ao meio, ou a alterações do meio, mas não o transformam. Essa capacidade de transformar o próprio comportamento e a natureza é própria do homem.”

Podemos afirmar que dentre as abelhas existe uma organização de um grupo, como em uma sociedade, mas não podemos afirmar que elas possuem tradição ou cultura. A tradição é um fenômeno que compreende a transmissão e elaboração de valores que possibilitem uma distinção de um grupo em relação a qualquer outro da mesma espécie. Uma tradição é mais do que um conjunto de escolhas ou regras, pois até os animais seguem regras. Quando olhamos o ninho de um joão-de-barro, poderemos afirmar que todos os ninhos são iguais ao observado, porém, dada a variada cultura humana, não servirá de exemplo uma casa humana para generalizarmos toas as casas humanas.

O PAPEL DA LINGUAGEM NA TRANSMISSÃO CULTURAL E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA

Assim como foi dito no 1º bimestre do 1º ano do ensino médio, não existe cultura individual, pois só os grupos humanos podem formá-la. O homem, ao nascer, é um dos animais mais frágeis, havendo a necessidade de dar-lhe tudo durante os primeiros anos de vida, porém, ao contrário dos outros animais, o homem consegue desde cedo aprender várias coisas, como a cultura diferente da dos seus antepassados. Se um indivíduo nascido no Brasil for levado à China durante seus primeiros meses de vida e crescer no meio de uma família chinesa, a cultura que ele irá adquirir é a cultura que esta família o ensinar: ele não saberá o português e nem terá os mesmos hábitos e gostos que seus pais biológicos. Ao contrário, se um gato selvagem for criado entre nós, ele nunca agirá 100% como um gato doméstico, pois o comportamento selvagem é regido pelos instintos. No caso do homem, seu comportamento é regido pela cultura na qual ele está inserido, cultura esta transmitida pela linguagem.

A linguagem para o homem tem total importância para a constituição do que ele é. Através da linguagem em todas as suas formas, é possível transmitir símbolos e sinais. Quais seriam as formas de transmissão da cultura? Seriam estes: A família, os amigos, o trabalho, a vizinhança, a escola, o rádio, a televisão, a internet, os jornais, os livros, a musica, as obras de arte, entre outros.

CULTURA VERSUS CULTURA DE MASSA

Nós sabemos o que é cultura, mas, afinal, o que seria cultura de massa? Podemos usar um conceito recorrente na sociologia, de que “massa” seria um grande conjunto de pessoas, de variadas origens sociais e geográficas, porém, com normas de comportamento e valores que não se diferenciam entre si. Podemos ver o termo massa sendo usado para referir-se ao conjunto da população ou a algo referente àquilo que é popular. Em todo o caso, não se indica ais distinguir cultura de massa de cultura erudita, como se a segunda fosse acessada somente por um grupo de pessoas, como uma elite. A cultura é, em si, partilhada em diferentes segmentos que a compõe, formando uma grande e única cultura partilhada por todos, havendo somente um lugar próprio para cada segmento dentro da cultura partilhada pó todos.

Haveria ainda, a distinção da “cultura de massa” de “cultura para as massas”, pois o contato com uma determinada informação ou idéia será interpretado de maneira particular por cada segmento da sociedade. Quando um produto é lançado no mercado, isso não quer dizer que o mesmo será consumido em larga escala por todas as pessoas, independente de idade, gênero, ou grupo social. Vamos pensar em um produto comum hoje, o telefone:

“Hoje o telefone é um importante meio de comunicação. Ele sofisticou-se e virou o telefone celular. Milhões de equipamentos são fabricados e vendidos todos os anos, para os mais diferentes países. Além do mais, são cobiçados pelas pessoas, pois os mais novos modelos surgem dia-a-dia. Entretanto, sua história não foi sempre repleta de triunfos e aceitação. Quando ele surgiu, não foi bem-aceito em muitos lugares. Ao que parece, era visto por muitos como um intruso no espaço privado. Numa época marcada pela formalidade, onde era inconcebível que as pessoas se visitassem sem marcar com antecedência o encontro, este aparelho que toca sem hora marcada incomodou muitas pessoas. Para elas, ele invadia a privacidade. Afinal de contas, podia tocar nos momentos mais improváveis.

Como as casas abastadas quem atendia (a atende até hoje) a campainha são os empregados da casa, até o ato de levantar para atendê-lo não era bem visto pelas pessoas da elite, pois parecia um gesto servil. Logo, para que essa invenção se tornasse um meio de comunicação de massa aceito por todos, foram necessárias várias décadas.”

Pontos fundamentais desta aula:

  • A linguagem é uma característica em muitos animais, mas ela não tem obrigatoriamente relação com a cultura;
  • Cultura e tradição são transmitidas pela linguagem;
  • Tradição é um conjunto de valores de um grupo e que distingue um grupo em relação aos outros;
  • A linguagem pode ser: imagética, sonora e escrita;
  • Cultura de massa compreende características ou valores que são adquiridos por uma grande parcela da população, não sendo, necessariamente, a mais pobre;
  • Os valores ou características podem se tornar (ou deixarem de ser) culturas de massa, dependendo da forma com que as pessoas interagem com ela;
  • A cultura de massa pode ser acessada da mesma maneira por todos, mas cada grupo irá interpretá-la a sua maneira, podendo, assim, não adicioná-la a sua realidade, como, por exemplo, quando da criação do telefone.

Pergunta:

Explique a seguinte afirmação (5 linhas): “Por mais ‘padronizado’ que seja o produto de uma emissão, sua recepção não pode ser uniforme e depende muito das particularidades culturais de cada grupo, bem como a situação que cada grupo vive no momento da recepção.” CUCHE, Dennys, A noção de cultura nas ciências sociais, 2 ed. Bauru: Edusc, 2002. (Enviar resposta até o dia 30/05/2010, às 17:00).

Categorias:2º ano do EM Tags:
  1. joice
    28 de maio de 2010 às 13:18

    oi profº é a joice …
    e ai como vai …???
    profesor vx naun disse q naun tem tempo ….então
    como vx consegue escrever todas as suas materias no blog..????
    se é ligeiro….
    rsrsrs….
    bejinhoss … ate segunda….
    ah manda um exemplo do trabalho po meu email ….
    blz…xauzinho….

    • 28 de maio de 2010 às 14:12

      Joice,

      Não tenho tempo mesmo, mas faço o possível para possibilitar a todos o acesso a informação necessária ao aprendizado (mesmo que muito não se importem). O que eu escrevi no blog foi o mesmo que escrevi no texto entregue para minhas turmas da noite e para vocês, além do texto que eu passei na lousa. O mais dificil é escrever, e não digitar. Quanto a um exemplo, eu não tenho. Envie o trabalho do seu grupo para mim (ao menos o que tiver já digitado) e eu digo se é o caminho correto ou o que tem que corrigir.

      Prof Leandro

  2. JOICE
    31 de maio de 2010 às 13:21

    OI PROFº…
    SOU EU D NOVO….
    AI COMO VX TAH…
    EU ACHU Q O MAIS DIFICIL NAUN É
    DIGITAR NEM ESCREVER NA LOUZA É COPIAR….
    HEHEHE…
    ENTÃO D VEZ VC FIK ESCREVENDO NA LOUSA VC POD
    MANDA NOIS LEH NO SEU BLOG PQ AI FIK MAIS FACIL..
    HEHEHE

    • 1 de junho de 2010 às 17:47

      Joice,

      Partindo desse seu pressuposto – é mais difícil copiar – estou bem mais prejudicado que você, então anime-se. Eu preciso resumir, copiar para o caderno, digitar e, às vezes, escrever na lousa. Com isso, não precisa se preocupar, existem aqueles que estão em pior situação que você. Quanto a ler no blog, volto a afirmar que não posso mandar ou obrigar a nada, porque muitos dos alunos não tem acesso a internet. Se um aluno que seja não tem acesso, eu não posso prejudicá-lo em detrimento dos outros colegas, pois todos estão respaldados pelas mesmas leis e, por isso, são considerados iguais.

      Prof. Leandro

  3. joice
    2 de junho de 2010 às 11:21

    ah profª vendo por esse lado o senhor tem
    tod razão ….
    mas como eu nuk paro e tento resolver tdo…e tenho uma soluçaõ…
    para esse problema…
    logico….pq copiae seus texto tah dificil a cada minuto …
    então como naun é tod mund q tem acesso ao blog vc poderia
    imprimir os texto q o senhor põe no seu blog pq ai ..
    niguem ficaria prejudicado…
    naun é …????
    pq tbm o ultimo texto q o senhor passou na lousa …deu 5 paginas do meu caderno e o senhor nen terminou d passar ele então …aja tinta e papel…
    ah e o senhor tbm passa mto rapido..na lousa…isso é ruim pra quem é mto lerdo assim como eu …
    ah e o senhor tbm podia parar de escrever uns 10 min antes pq ai daria tempo de tod mundo copiar …pq ai bate o sinal ..e naun da tempo deu terminar de copiar…
    acho q por hoje é só isso mesmo tah…
    então ate segunda …bjinhos..joice..fik com DEUS profª …vc tah presisando

  4. joice
    2 de junho de 2010 às 11:23

    ah profª ja ia esquecendo ..vc pedio pra mim …o meu trabalho pa ver se ta certo ..
    e mandar por email…
    so q eu vou viajar e so volto …domingo e o trabalho é pra entregar segunda como eu faço …bjinhoss

  5. JOICE
    21 de junho de 2010 às 14:08

    oi profºnaun ta me respondendo mais neh….
    mais…então mesmo assim eu falo …neh
    ah eu ate responderia sua pergunta mas no momento
    to mo cansada então…deixa pra proxima….só vale 0.2
    acho q isso naun mudaria nada na minha media mas tdu bem néh
    …ah profª hoje eu realmente to cansada então vou ficando por aqui tah
    bjinhoss…outro dia eu encho o seu saco…

    • Leandro Ilek
      21 de junho de 2010 às 17:17

      Joice,

      Eu acabei dando para os tres alunos que responderam 0,5. Como muitas notas foram proximas do arredondamento (5,0, 6,0 ou 7,0), isso contribuiu para dar um ponto inteiro para esses alunos.

      Namaste,

      Prof Leandro

      ________________________________

  6. joice
    5 de julho de 2010 às 15:46

    oi profªq bom q vc deu nota para eles ….
    mais eu naun respondi pq eu ja tinha nota com vx …
    então naun ia muda nada meio ponto…e eu tbm tava cansada…
    por isso eu naun respondi…
    mas é isso mesmo …
    xaxau..bjinhosss
    joice!!!

  7. joice
    2 de agosto de 2010 às 15:54

    oieee…..saudades ….
    profªcomo vx tah ….???
    ai como foi as ferias ???
    espero q boas ai se ta com saudades d mim…???zuera
    bjinhoss profª….xauzinho…

    • Beatriz
      12 de maio de 2014 às 20:55

      burra

      • 7 de março de 2015 às 20:52

        Olá Beatriz,

        Não entendi seu comentário. Existe alguma relação com o conteúdo que você aprendeu no EM Leandro Franceschini (uma boa escola, aliás)?

        At,

        Leandro – Sociologados

  8. Carol
    7 de março de 2012 às 18:21

    Este texto me ajudou muito no Trabalho de Sociologia , afinal não tinha entendido direito.Rs

    Grata .

  9. 10 de maio de 2013 às 20:57

    passa uma analize do texto pra min proff

  10. Pedro Paulo itaqua-sp
    14 de junho de 2013 às 17:13

    Ai professor valew em…kkkk se num fosse vc estaria ferrado…kkkkk e pode deixar q to começando a fazer a lição…mesmo num conhecendo eu agradeço…falow

  11. talita
    7 de novembro de 2014 às 14:36

    he um texto muito bom explica muito bem o tema q eu estava proucurando parabens

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

