Inicial > Ensino Médio > Saudações e Considerações Iniciais – Ensino Médio

Saudações e Considerações Iniciais – Ensino Médio

Olá a todos,

Com este primeiro post, espero sanar as pincipais as dúvidas referentes a este blog educacional. Primeiramente, um breve explicação do que é um blog educacional: blog, ou weblog, são espaços de difusão online via escrita/imagem/audio/video de qualquer tipo de idéia, infomação ou conhecimento. No caso do  blog educacional, o enfoque é principalmente sobre o conhecimento como proposta de melhoria no campo da educação. Em todo caso, não existe funcionalidade alguma se o blog, qualquer que seja ele, não tiver retorno dos seus leitores. Para você encontrar o que precisa, localize-se pelas TAGs, pois elas identificam o ano para qual o texto foi postado. A turma de uma determinado ano não precisa ler o texto publicado para os outros dois anos do Ensino Médio.

Este blog educacional terá algumas finalidades essenciais:

  • Local para se ter acesso a informações sobre/para os “trabalhos” semanais, que contarão como nota de participação¹;
  • Local para  envio de dúvidas e críticas²;
  • Espaço complementar às aulas, com explicação escrita dos textos que também serão trabalhados em sala.

É possível que vocês encontrem outras utilizações, assim como eu, como por exemplo difundir  uma informação que eu passei para uma turma do 1º ano do EE Gal. Porphyrio da Paz:  Juiz multa pais de aluna por usar celular em escola . Como é de praxe, alguns poderão dizer “se a moda pega…”. Se no fim do processo a família ter que pagar a multa, abrirá-se um precedente, que poderá induzir a todas as escolas do estado de São Paulo a seguir o mesmo exemplo. A parte mais interessante da matéria é que o uso de celular é proibido por lei estadual, e não por capricho das escolas. Isto põe em destaque o caso, mostrando-se necessário refletir sobre o tema e levar isso para debate nas organizações estudantis, de forma que se amplie também a discussão das implicações sobre os direitos e deveres que todos nós que fazemos parte do espaço escolar temos.

Notas:

¹A nota bimestral será formada por: Prova 1 + Prova 2 + Nota da participação = Nota final. A nota final bimestral não excederá a nota máxima de 10,0, mesmo que a somatória das notas exceda esse valor.

  • Para o envio das respostas semanais, deve colocar no título (assunto) do e-mail a seguinte informação:  Série com número e letra – número na chamada – nome completo. Exemplo: “1ºA – 01 – Fulano de Tal”. Se o título (assunto) não for colocado esta forma, reenviarei o e-mail avisando do problema do título e não avaliarei a pergunta.Toda resposta devolvida só será avaliada se corrigida e reenviada. O e-mail de contato é sociologados@yahoo.com.br.
  • No caso da resposta, cada uma delas terá um prazo final para envio. Quem não enviar no prazo, não terá a resposta avaliada, mesmo que já tenha enviada uma primeira vez e esta tenha sido devolvida por problemas no título. A questão será considerada nula e não será reenviada se tiver 5 erros ou mais por linha (considerando o texto no formato Times New Roman 12, em folha A4 e com margens padrão do Microsoft Word). As questões devem ser enviadas no corpo do e-mail, e não anexadas em arquivos de texto.
  • Para as provas feitas em sala: Cada erro crasso na ortografia e/ou gramática vai retirar pontos, sendo que a cada  5 erros, 0,1 da nota final da prova é retirado, sem limite máximo.

² “Artigo 5º, IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;” – Impede-se o anonimato porque quem se presta a falar ou a escrever qualquer coisa, tem que ser responsável por isso. Pensar muito sobre o que vai se escrever é necessário para não se expressar erroneamente.

“Se fosse fácil, qualquer um faria” – Marty Callner

Anúncios
Categorias:Ensino Médio Tags:
  1. Brenda
    25 de fevereiro de 2010 às 20:26

    Profº adorei o blog, achei bem informativo, e gostei da maneira como voçê irá trabalhar conosco (: . Aguardarei pelas perguntinhas semanais, até mais.

    • 26 de fevereiro de 2010 às 12:21

      Agradeço, mas cuidado com os erros. Fico feliz por achar que meu método é bom, mas como professor, volto a insistir que não sou misericordioso com agressões por algo que tanto prezo: o bom português. 🙂

  2. Mayara kely 1° A
    25 de fevereiro de 2010 às 21:08

    Oi Professor!

    adorei o jeito q você elaborou as notas

    Beijos

    • 26 de fevereiro de 2010 às 12:19

      Agradeço. Espero que valha a pena para o aprendizado de vocês.

  3. 6 de março de 2010 às 15:01

    Oi Professor!
    Gostei muito do site,um geito
    deferente de mantermos,toda a
    matéria bem fresquinha na
    mente.Parabens!

    • 12 de março de 2010 às 12:38

      Vamos esperar para ver como esse blog ajudará. Entretanto, só saberei se vocês disserem que está ou não ajudando, assim mantemos um diálogo para sempre melhorar.

  4. Jeniffer
    11 de março de 2010 às 19:13

    Oie!!!
    Achei muito interessante a criação do blog.
    Como a Debora disse é um jeito de manter a matéria bem fresquinha na mente
    Beijoss!!!

    • 12 de março de 2010 às 12:39

      Muitos gostaram, ainda bem. Mas eu preciso de retorno, preciso saber se vocês estão sendo ajudados ou não com o blog para sempre melhorá-lo.

  1. 26 de fevereiro de 2010 às 15:49

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: